top of page

Notícias da praia do Abricó

Esta página apresenta fatos e, às vezes, fotos, de acontecimentos ocorridos em nossa praia, ou relacionados a ela.

NATRegistro: Diretoria da associação se reúne na praia do Abricó

Em momento raro, todos os membros da diretoria e do Conselho da Associação naturista de Abricó, se reuniram casualmente na praia do Abricó na segunda-feira de carnaval (dia 12 de fevereiro). Tal momento mereceu o registro fotográfico

diretoria.jpg

Da esquerda para a direita Davidson Nazário, Zilda Pavão (Conselheiros), Stéferson Faria (tesoureiro), Heitor de Freitas (secretário), Elisângela Santiago -com a filha Elisabeth, nos braços (vice-presidente), Pedro Ribeiro (presidente) e Carlos de Freitas - abraçado com o pequeno penetra Ícaro.

(enviado em 14/02/24)

20 anos de Naturismo na praia do Abricó

Sol quente, mar calmo e morno e uma brisa suave. O cenário ideal para uma excelente comemoração de aniversário numa praia! Só que... não! A comemoração dos 20 anos do Naturismo na praia do Abricó ocorreu no domingo, dia 29 de outubro, após um mês de adiamentos, justamente por causa da instabilidade do clima. No entanto, o clima não deu trégua total: um mormaço forte, mar agitado e gelado e rajadas de vento fortes poderiam ter tirado o brilho de nossa festa. Mas não tiraram. Embora nem tudo que foi planejado foi realizado.

 

Seis painéis que contam a história dos percalços da luta pela oficialização do Naturismo na praia do Abricó foram instalados na praia, para que todos os visitantes pudessem conhecer a luta iniciada ainda na década de 90 do século passado.


Uma barraca foi montada para abrigar os quitutes, levados pelos associados e convidados, e o bolo de aniversário, encomendado especialmente para o evento. Aliás, o bolo de aniversário fez um grande sucesso pela qualidade de sua massa. Mas o vento impediu de acender as velas comemorativas, mesmo assim os aniversariantes do bimestre – setembro/outubro – não se furtaram em posar soprando uma chama imaginária. Como sempre, os associados aniversariantes que estavam presentes foram agraciados com uma salva de palmas, enquanto que os faltosos receberam uma simples palma, em uníssono, de consolação e em consideração.

anabrico01.jpg

O bolo comemorativo foi feito especialmente para a ocasião. (Img.: Gláucia Hernandes)

Antes, porém, o presidente da ANAbricó, Pedro Ribeiro, fez uma palestra sobre os 20 anos do Naturismo ininterruptos na praia do Abricó, com debates e opiniões apresentados pelos ouvintes. Pedro foi o principal responsável pela implantação do Naturismo no locale conhecedor de toda história dos bastidores.

 

Também neste dia foi a estreia de um massagista profissional, que realizou seu trabalho que atraiu muitos clientes. Leonardo Mota é professor de educação física, formado em massoterapia. Que vinha somar-se ao Naturismo.

 

Apenas uma pessoa apresentou doação que fazia parte dos objetivos deste evento. Não foi possível também realizar as atividades lúdicas, por causa da ventania insistente e principalmente por causa da falta de quórum.

Mesmo assim tivemos uma tarde muito agradável, harmoniosa e interativa.

(enviado em 2/11/23 por Pedro Ribeiro)

Mais uma vez deputados estaduais debocham do Naturismo em sessão plenária

No dia 22 de agosto passado, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro debocharam do projeto de lei que trata sobre interesses dos naturistas do estado.

O projeto de autoria do deputado Carlos Minc prevê instalação de placas informativas que delimitam as áreas naturistas e apresentam informações sobre a prática nos locais. Porém, o projeto que originalmente simples, recebeu nada menos do que 14 (!) emendas, que o desfiguraram. 

O vídeo abaixo apresenta o  momento em que o deputado Carlos Minc rebate as críticas recebidas ao projeto. Mais uma vez lamentável a atitude de alguns daqueles que deveriam representar o provo e tratá-lo com respeito, mesmo que não concorde com as reivindicações.

(enviado em 6/09/23 por Claudio Haliuc)

Dia mundial de limpeza de praia em Abricó

limpeza

Transferido por causa do mau tempo, o Dia Mundial de Limpeza de praia em Abricó acabou sendo realizado no sábado 24 de setembro. Apesar de toda convocação de associados e freqüentadores para participarem do importante evento, somente quatro pessoas se dedicaram ao trabalho intenso de colher nas areias da praia o lixo deixado por muitos freqüentadores insensíveis e também trazido pelo mar. Mas os quatro não se deram por rogados e fizeram o possível para alcançar grande parte da área da praia.O tempo neste dia melhorou e deu sol o dia inteiro, porém foi a maré que prejudicou a permanência na para dos banhistas, provocando inundações, quase que “tsunâmicas”,

limpeza3.jpg

Img.: Heitor Alarico

que arrastaram cadeiras, barracas e mercadorias de barraqueiros.

 

A Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari doou para a ANAbricó cerca de duzentos sacos de lixo reforçados para a ação. Foram recolhidos cinco sacos de 200 litros cada um, com lixo apenas não orgânico. Após o recolhimento o lixo foi selecionado e separado em reciclável ou não. O que era reciclável (tampas plásticas de garrafas, garrafas PET, garrafas de vidro, latas de alumínio e lacres de latinhas) foi juntado por categoria e levado para locais de recolhimento.

 

Apesar de todo o esforço há ainda muito a ser feito. O trabalho deverá ser permanente.

(enviado em 28/09/22)

Aniversários  comemorados em dois eventos na praia do Abricó

aniversario

Demorou. Mas somente no final do ano a ANAbricó retornou com os eventos presenciais na praia, após longo tempo suspensos por causa da pandemia da Covid-19. Os temas foram as comemorações dos aniversários dos associados, de maneira descontraída e participativa. No dia 5 de dezembro foi a vez dos nascidos em outubro e em novembro, realização do evento transferido do dia 28 de novembro. Uma mesa farta de guloseimas foi montada, com frutas e salgados além dos dois pequenos, mas deliciosos, bolos de aniversário, que foram a sensação do evento. Na hora de cantar o "Parabéns prá você" os nomes dos aniversariantes eram lidos numa placa com suas fotografias. Para aqueles que não estavam presentes a palma era única e sincronizada, no entanto àqueles que estavam presentes as palmas eram esfuziantes e animadas. As fatias dos bolos foram distribuídas graciosamente a todos que quiseram se aproximar e confraternizar. 

 

No dia 26 de dezembro foi realizada a Confraternização de fim de ano, no mesmo estilo dos aniversariantes, quando, aliás, foram comemorados os aniversários dos associados nascidos em dezembro. Uma mesa solidária foi montada com frutas, doces, salgados e  bolos e o "parabéns prá você" foi cantado da mesma forma de como ocorreu no mês anterior. Mas também neste encontro teve o nosso divertido amigo oculto, em que cada associado participante levou um presente

aniv01.jpg

No evento do dia 5 foram comemorados os aniversários de outubro e de novembro dos associados

aniv02.jpg

unissex que foi entregue a um amigo sorteado momentos antes. Também houve o sorteio da rifa do kit praia (um guarda-sol, uma canga e uma bolsa térmica), com os números vendidos de forma virtual e também na praia. O sortudo, que prefere não se identificar, disse que vai utilizar muito o prêmio durante todo o verão.

Que venham agora as novas festividades.

(enviado em 29/12/21)

A troca de presentes do "amigo oculto" foi um dos destaques do evento do dia 26 de dezembro.

Presidente da FBrN visita praia do Abricó

presidente-visita

A praia do Abricó recebeu visita ilustre da presidente da Federação Brasileira de Naturismo, Paula Duarte Silveira, no nublado e frio dia 17 de julho, do inverno carioca. A visita juntamente com seu esposo Luiz Ricardo foi ciceroneada pelo seu antecessor na presidência  da Federação, Pedro Ribeiro, atual secretário da Associação naturista de Abricó, cuja presidente, Elisangela Santiago, está em licença maternidade.

A visita meramente recreativa foi compartilhada por poucos naturistas na praia devido ao mau tempo, mas Paula considerou o dia agradável conversando animadamente com amigos presentes. Por fim, concedeu entrevista exclusiva ao jornal OLHO NU.

paula02.jpg
paula.jpg

Na noite anterior, Paula e Luiz foram convidados para participar de um delicioso fondue organizado pela associada da ANAbricó Terezinha Aguiar em sua residência no bairro de Turiassu, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Encontro que contou com participação de mais amigos.

(enviado em 18/07/21 por Pedro Ribeiro

Vídeo:
melhoras no acesso à praia do Abricó

video-melhoras

(enviado em 17/06/21 por Mineiro via Whatsapp)

Mutirão de limpeza na praia do Abricó no sábado, 29 de maio

limpeza-maio

No sábado dia 29 de maio a ANAbricó se integrou à Campanha do município do Rio de Janeiro "Limpando Reciclando", que tinha como mote a limpeza de várias praias e um rio dentro do Jardim Botânico. A associação naturista de Abricó ficou responsável pela limpeza da parte naturista da praia do Abricó, na expectativa de recolher todo o lixo encontrado na areia e na encosta. A prefeitura forneceu material para o trabalho (sacos para recolhimento de lixo e luvas descartáveis e UMA camiseta alusiva à campanha) embora em quantidade muito inferior ao necessário, principalmente dos pequenos sacos para recolhimento do lixo.

 

Também não houve muita adesão por parte de frequentadores nem de associados. Somente sete pessoas se disponibilizaram para "varrer" os mais de 7.500 m² da área da praia e encosta, o que reduziu a capacidade do recolhimento, somando-se a isso um prazo exíguo para a conclusão. Usamos nossos próprios sacos de lixo de 100 litros e conseguimos encher 7 sacos com toda espécie de detrito, principalmente garrafas e peças de plástico, que, infelizmente, as pessoas persistem em descartá-las de qualquer forma e em qualquer lugar. Mas também haviam as garrafas de vidro entre as pedras que representam perigo real, alto risco à integridade física dos frequentadores. E com muita tristeza, muitas camisinhas usadas também foram recolhidas, mostrando que a norma número um de qualquer área naturista (Não praticar atos de caráter sexual) é constantemente quebrada, além do perigo que representam para os animais marinhos este objetos dentro do mar.

 

Trabalho concluído dentro das condições apresentadas, não cobriu nem 20% do total da área da praia do Abricó. Mas a limpeza continuará sendo feita constantemente não somente durante campanhas.

 

(enviado em 31/05/21 por Pedro Ribeiro)

limpeza.jpg

Fauna de Abricó: Bicho-pau

fauna

Na praia naturista de Abricó existe uma fauna diversificada. Neste domingo de outono apareceu um bicho-pau, pousado numa pedra no meio da areia. Embora tivéssemos visto aquele graveto ali desde a manhã, só no meio da tarde é que percebemos que não era um vegetal, mas sim um animal.

(enviado em 17/05/21 por Pedro Ribeiro)

Um dos futuros naturistas de Abricó chegou: Elisabeth

nasceu-elizabet
mae03.jpg

Antes...

Neste domingo, 2 de maio, chegou a esperada com muita expectativa a mais nova futura naturista do Brasil: Elizabeth. Filha dos pais naturistas Elisangela Santiago, presidente da Associação Naturista de Abricó e de Willian de Amarílio.

Quem sabe se no futuro, esta recém-nascida, além de preservar toda luta e esforço pelo espaço conquistado pela Associação, não será a futura presidentes, não só de um grupo naturista assim como da Federação? Levando o Naturismo sempre como uma forma de vida e respeitando a liberdade e preservação do meio ambiente e espécies.

 

Elizabeth nasceu de parto normal com 3 kg e 600 g e 50 cm.

 

 

elis-eliz.jpg

.. e depois

(enviado em 2/05/21 por Pedro Ribeiro)

Vêm aí os futuros naturistas de Abricó

futuros-naturistas
Texto e fotos: Terezinha Aguiar
gravida07.jpg

(enviado em 5/02/21 por Terezinha Aguiar)

Numa quinta-feira de verão, mais precisamente no dia 5 de fevereiro, a praia do Abricó foi brindada por duas gestantes que se dispuseram a fotografar para mostrar a todos a próxima geração de naturistas (ainda nas respectivas barrigas), Elisangela a presidente da ANABRICÓ aguardando a chegada de uma menina e Ana aguardando um menino.

Quem sabe se no futuro, esses bebês, além de preservar toda luta e esforço pelo espaço conquistado pela Associação, não serão eles os futuros presidentes, não só de um grupo naturista assim como da Federação? Levando o Naturismo sempre como uma forma de vida e respeitando a liberdade e preservação do meio ambiente e espécies.

gravida10.jpg

De volta à praia do Abricó

volta-a-praia
abrico.jpg

Desde que a frequência nas praias do Rio de janeiro foram liberadas em setembro pela prefeitura da cidade, a Associação naturista de Abricó retomou seus trabalhos nas areias da famosa praia naturista, com organização, orientação e fiscalização da prática do Naturismo. No entanto os eventos que pudessem ocasionar aglomerações foram evitados. A Festa da Primavera, os aniversariantes do bimestre, A festa junina, Dia Mundial do naturismo, são datas que geralmente são comemoradas durantes todos os anos pelos frequentadores da praia, mas, neste ano de 2020, foram canceladas por causa da pandemia mundial do Covid-19.

 

Neste 12 de dezembro a ANAbricó decidiu não deixar "passar em branco" o Dia Mundial do Naturismo para o Hemisfério Sul, organizando uma sala de bate-papo presencial seguindo todas as normas de segurança, evitando aglomeração e com uso obrigatório de máscara. Poucos presentes quiseram participar e posar para a foto de registro, mas a associação cumpriu seu papel de informar e debater sobre nossa filosofia entre frequentadores da praia do Abricó, onde a grande maioria não é naturista.

 

Mais tarde, simbolicamente, cantou o "parabéns prá você" em homenagem ao Naturismo, aos aniversariantes associados do ano todo e ao aniversário de liberação para o naturismo da praia.

Este evento estava previsto para ocorrer no dia 5, mas, devido a condições meteorológicas desfavoráveis no dia foi, transferido para sábado 12.

 

(enviado em 14/12/20 por ANAbricó)

bottom of page