top of page
festa-junina

Eventos juninos na praia do Abricó

por Pedro Ribeiro
Imagens: Fellipe Barroso, Paulo Cardoso e Suzana Domingues

Aproveitando o feriadão de Corpus Christi a Associação Naturista de Abricó agendou atividades juninas para a praia do Abricó, no sábado e domingo 10 e 11 de junho.

No sábado foi levado a cabo a realização da Festa Junina, com direito a barraca de comidas típicas |(que fez muito sucesso!), brincadeiras da época como corrida dos pés juntos, corrida do ovo na colher e cabo de guerra. Os vencedores de cada prova receberam de brinde bonés da associação. Alguns participantes usaram o máximo permitido de roupas características (chapéu e gravata) durante todo o dia, que correu com muito sol, calor e muita

alegria. A Associação agradece aos participantes que se empenharam para decorar o local com bandeirinhas típicas e todos aqueles que levaram quitutes para compor a barraca de comidas típicas.

Também foram comemoradas as datas de aniversários dos associados e de pessoas presentes que nasceram nos meses de maio e junho, com direito ao "parabéns prá voce" cantado afinadamente e bolo de brigadeiro compartilhado. Um momento mais contido foi a pequena homenagem pela memória de Arnaldo Santos, um dos mais antigos da associação, falecido há menos de um mês.

No domingo foi a vez das comemorações pelo Dia Internacional do Naturismo (datado de 4 de junho, no Hemisfério Norte) e do Dia Mundial do Meio-Ambiente (datado de 5 de junho). Aqueles que quiseram participar foram divididos em dois grupos para realizar provas de uma gincana competitiva. As provas foram: uma po0artida de vôlei, uma partida de peteca, pintura corporal, a prova do convencimento (trazer pessoas do lado de fora da área naturista para dentro, convencendo-as a tirarem as roupas e desfrutar do Naturismo por pelo menos 40 minutos) e a prova da catação do lixo (recolhimento de objetos espalhados pela areia e pelas pedras que pudessem ser prejudiciais ao ambiente).

Foi uma tarde de muito sol e calor, num outono atípico, com muita alegria e participação. Ao final cada membro da equipe vencedora foi agraciada por uma medalha "de ouro" e a outra equipe ficou com medalha "de prata". 

Este evento junino foi um dos poucos que se conseguiu realizar na data agendada, pois, geralmente, nesta época do ano, há vários impedimentos climáticos e marítimos que forçam o adiamento ou até o cancelamento das festas.

E muita gente já está pedindo repetição das atividades. Então associação informa que, todos já podem se preparar, em 30 de setembro teremos algo parecido com a comemoração dos 20 anos de liberação judicial do Naturismo na praia do Abricó.

 

Não perca.

(enviado em 14/06/23)

arnaldo

Nota de falecimento: Arnaldo da Silva Santos

Faleceu no dia 9 de maio de 2023, vítima das complicações de um câncer, contra o qual já lutava há alguns anos, Arnaldo da Silva Santos.

Arnaldo era membro da Associação Naturista de Abricó desde 2005. Um dos mais antigos que ainda estava participando ativamente de nosso grupo.

 

Considerado boa praça, calmo, amigo de todos, nestes dezoito anos de amizade é considerado uma unanimidade seu ótimo caráter e comportamento tranquilo.

Vai fazer falta sua participação nas rodas de jogo de peteca que tanto enfeitaram e animaram as areias da praia do Abricó. Geralmente era um dos primeiros a chegar na praia ao amanhecer, sentando na sua cadeira de praia e com o guarda-sol aberto. Quando chegávamos lá estava ele fazendo suas palavras cruzadas ou tentando decifrar os indecifráveis sudokus na sua serenidade constante. As geleias e os iogurtes não serão mais oferecidos aos amigos mais chegados. 

Além da praia do Abricó, onde "batia ponto" regularmente, o Calçadão de Copacabana e as visitas ao Santuário de Aparecida do Norte eram seus passeios preferidos.

O sepultamento ocorrerá no dia 12 no cemitério do sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

arnaldo.jpg

(enviado em 11/05/23)

joao-olavo

Nota de Falecimento: João Olavo Rosès

joao-olavo.jpg

É com muito pesar que comunicamos a todos os amigos e leitores que faleceu na manhã de terça-feira, 11 de abril de 2023, na cidade de Porto Alegre, RS, o ex-presidente da Federação brasileira de Naturismo João Olavo Paz Rosés.

João Olavo foi eleito em 2011 para seu mandato perante à FBrN, o qual exerceu de maneira ímpar por promover uma administração mais empreendedora e empresarial, voltada para ampliação de número de entidades filiadas, tendo percorrido todo o Brasil como se fosse um diplomata negociando com as possíveis associações para que se tornassem membros da federação. Outro destaque foi sua participação no IV Encontro Latino Americano ocorrido no Chile, quando foi juntamente com uma comitiva em um ônibus trailer, percorrendo em uma grande aventura rodoviária três países, até a Playa Luna, local do evento, em 2012.

No dia 6 de janeiro, o primeiro domingo do ano de 2013, a praia do Abricó, no Rio de Janeiro, recebeu a visita da Caravana da Federação Brasileira de Naturismo, que percorria todo o Brasil visitando as associações naturistas para entregar o certificado de área naturista 2012. A caravana era composta pelo presidente da FBrN João Olavo Rosés e sua companheira Rayssa Neves de Sousa, Diretora Secretária, Waldo Andrade, Diretor de Eventos e sua esposa Marisa Fraga Os certificados são entregues aos dirigentes que mantém suas entidades absolutamente dentro das normas e da ética naturistas.

Quem recebeu o certificado foi o presidente da Associação naturista do Abricó, Pedro Ribeiro. a praia estava em um lindo dia de sol, com a costumeira água fria, mas já amornando, e um pouco agitada, panorama estranho para os visitantes oriundos das praias nordestinas, com suas águas mornas e tranquilas, na maior parte do tempo.

João Olavo Rosès foi reeleito em 2013 como presidente, mas teve que cumprir licença médica em duas ocasiões. Mesmo assim foi responsável por ajudar a implantar várias novas áreas naturistas por todo o Brasil, com destaque para o complexo Ecoparque da Mata e Ecovila da Mata, no Norte da Bahia. Ficou no cargo até fevereiro de 2015.

avrico-2012-01.jpg
abrico-20212-02.jpg

(enviado em 14/04/23)

marcelo

Nota de falecimento: Marcelo dos Prazeres

Faleceu no último dia 14 de novembro, prestes a completar 58 anos de idade, o companheiro, ex-associado da ANAbricó Marcelo Newman dos Prazeres.

Marcelo foi naturista atuante durante anos desde a liberação da praia do Abricó em 2003, juntamente com sua eterna companheira Bia Flunkert, participando das atividades de orientação e esportivas da praia.

Marcelo era músico por hobby, mas chegou a participar de uma banda que fazia apresentações profissionais. Deixou viúva a alemã Bia (Beate) e um filho.

Marcelo estava internado há mais de dois meses opor complicações gastrointestinais, mas não resistiu ao tratamento. O sepultamento ocorreu no dia 15 de novembro

marcelo.jpg

(enviado em 18/11/22)

assessor

Presidente e vice-presidente da ANAbricó reuniram-se com assessor político na sexta-feira, 16

No dia 16 de setembro o presidente Pedro Ribeiro e a vice-presidente Elsangela Santiago reuniram-se com Allan Marchione e Leonardo, assessores políticos do candidato a deputado federal Felipe Peixoto em um restaurante na Ilha do Governador. O Objetivo do encontro foi pedir apoio do candidato para melhorias de acesso e de informações na praia do Abricó.

encontro-ilha.jpg

Leonardo, Allan, Pedro e Elisangela, sob o olhar atento da pequenina Elisabeth, conversam sobre melhorias físicas para a praia do Abricó.

(enviado em 17/09/22)

Reaberta estrada que dá acesso à praia do Abricó  a partir do Recreio dos Bandeirantes

reabre-estrada

Foi reaberta na quinta-feira, dia 23 de junho, a estrada que dá acesso à praia do Abricó pelo Recreio dos Bandeirantes.

A estrada ficou com tráfego interrompido desde o início de abril por causa de deslizamento de pedras apôs os fortes temporais que atingiram a cidade do Rio de Janeiro na ocasião.

No momento o tráfego está restabelecido, mas ainda com restrições, pois na Prainha metade da pista foi destruída e as obras ainda não acabrama. Então o sistema estã na base do conhecido "pare-e-siga"

A imagem ao lado mostra como estava a estrada logo após o acidente. Hoje, segundo a secretaria de obras do município do Rio de Janeiro, este trecho está totalmente desobstruído e seguro.

(enviado em 24/06/22)

abrico.jpg

Pedras são explodidas no acesso à praia do Abricó

pedras-explodidas

Foram explodidas no dia 21 de junho as pedras que estavam oferecendo perigo de deslizamento sobre a estrada da Guanabara, que dá acesso da Praianha para a praia do Abricó e Grumari. Desta forma é possível que haja liberação de tráfego de carros já a partir deste próximo final de semana 26 e 27 de junho. Veja o vídeo disponibilizado a seguir.

(enviado em 22/06/22)

Resultado da votação para a eleição da Diretoria e do Conselho da Associação Naturista do Abricó - ANABRICÓ.

eleicao

Prezadxs associadxs, boa noite!

 

A Comissão Eleitoral instituída pela ANABRICÓ vem através desta mensagem informar que o processo eleitoral para a eleição da Diretoria e do Conselho da ANABRICÓ foi concluído na data de hoje, em conformidade com os termos do Edital divulgado no dia 23 de março de 2022, acrescido dos aditivos divulgados posteriormente.

 

Trinta e um (31) associadxs compareceram as urnas e o resultado do sufrágio é o seguinte:

 

A chapa composta pelxs associadxs Pedro, Elisangela, Heitor e Stérferson foi eleita para compor a direção da ANABRICÓ com 31 votos.

 

O associado Davidson foi eleito para exercer o mandato de conselheiro com 26 votos.

 

A associada Zilda foi eleita para exercer o mandato de conselheiro com 23 votos.

 

A Comissão Eleitoral agradece a participação dxs associadoxs, parabeniza e deseja muito sucesso aos associados e associadas eleitxs para a Diretoria e para o Conselho.

 

A Comissão Eleitoral se coloca ao inteiro dispor da direção da ANABRICÓ para fornecer as informações necessárias para a lavratura da ata de eleição e posse bem como dos eventuais anexos que poderão ser demandados para o registro em cartório.

 

Com os melhores cumprimentos, subscrevemos atenciosamente. 

 

Comissão Eleitoral 
Giovanni/Silvina/Otávio

(enviado em 24/04/22 via WhatsApp)

Chuvas prejudicam acesso à praia do Abricó

acesso

No dia 1 de abril de 2022 um temporal desproporcional atingiu várias localidades da orla do estado do Rio de Janeiro. Na Prainha e Grumari o temporal derrubou barreiras e árvores. Aqui apresento os estragos ocorridos no acesso à praia do Abricó, que não foram graves. Os vídeos foram disponibilizados nas redes sociais. A estrada ficou obstruída por algumas horas. ATUALIZAÇÃO: No momento o acesso de carro à praia do Abricó  está sendo feito somente a partir de Barra de Guaratiba, sem restrições. O acesso pelo bairro do Recreio foi novamente fechado para explosão de pedras da encosta. Recomenda-se que nestes dias ninguém esteja na praia do Abricó, principalmente na área naturista por causa do perigo de haver pedras que atinjam a areia. Segundo a GeoRio na sua página no Instagram "O acesso da Prainha para Grumari está interditado por pelo menos 6 meses. Devido ao risco de queda de pedras que estão soltas na encosta, e podem deslizar sobre a pista.

O acesso para a praia de Grumari está ocorrendo somente por Barra de Guaratiba. O limite de tráfego de veículos é o restaurante Mirante da Prainha.

Equipes da GeoRio seguem trabalhando no local.

O Subprefeito Raphael Lima lembra que o mais importante, sempre, é preservar e zelar pela segurança de todos."

(enviado em 5/05/22)

Reunião na Secretaria de Meio-ambiente reforça promessas de reuniões anteriores

meio-ambiente
reuniaoago08-2021.jpg

Da esquerda para a direita: Lucas Padilha, Caio Januário, Ricardo Couto, Claudio Haliuc e Pedro Ribeiro na primeira reunião com a cúpula da nova gestão da Secretaria Municipal de meio-ambiente.

A Associação Naturista de Abricó foi convocada para mais uma reunião com gestores da secretaria de meio-ambiente, desta vez realizada na própria sede do órgão municipal, no centro administrativo, na Cidade Nova, no centro da cidade do Rio de Janeiro. 

 

Foi a primeira vez que a diretoria da ANAbricó se reúne com a cúpula administrativa do novo governo municipal, iniciado neste ano de 2021, ocorrida na tarde de quarta-feira, 18 de agosto.

 

O Chefe de Gabinete Lucas Padilha foi quem dirigiu a reunião, que contou com a participação do Gestor do Parque da Prainha, Caio Januário e de Ricardo Couto, Gestor das Unidades de Conservação. O Secretário da ANAbricó, Pedro Ribeiro, representou a presidente Elisangela Santiago, que está em licença maternidade e Claudio Haliuc representando o grupo Movimento Naturista.

Padilha pediu a Ribeiro que apresentasse quais são os principais problemas e as reivindicações da associação, que respondeu 

com as questões da falta de agentes da segurança pública na 

praia do Abricó, do fechamento da trilha ilegal aberta a alguns anos, da construção do acesso e do portal da praia. Reivindicações antigas e recorrentes, mas até hoje nada contempladas.

 

De concreto foram feitas promessas de que as reivindicações serão resolvidas de acordo com as possibilidades. A primeira que parece que realmente vai ser cumprida será o fechamento da trilha ilegal usando material natural. As outras... Talvez novas reuniões.

(enviado em 18/08/21)

Reunião no parque da Prainha decide por fechamento de trilha ilegal na praia do Abricó

prainha

A Associação naturista de Abricó, representada por seu secretário Pedro Ribeiro e os dois proprietários das tendas comerciais da praia, K-9 e Marquinhos, se reuniram com o gestor do Parque municipal natural da Prainha, Caio Januário, na sede do parque na manhã desta segunda-feira, 21 de junho.
 

A convocação se deu para tentar resolver alguns desentendimentos entre os barraqueiros, que, segundo eles, já estavam solucionados porque conseguiram se entender.

Também foi decidido que a trilha ilegal do fundo da praia será fechada com soluções naturias, para impedir o acesso e a movimentação sobre ela. 

Esta trilha é problemática porque facilita o acesso (e fuga) de pessoas mal intencionadas que podem furtar pertences, além de poderem tirar fotos não autorizadas dos usuários da praia naturista. 

Na imagem: Pedro Ribeiro, Luís (k-9), Caio Januárioe Marquinhos.

(enviado em 22/06/21)

2021-06-21.jpg

Associação e apoiadores do naturismo na praia do Abricó reuniram-se com o subprefeito da Barra da Tijuca

subprefeitura

Na tarde desta terça-feira, 27 de abril, reuniram-se no prédio onde funciona a subprefeitura da Barra da Tijuca pessoas interessadas no desenvolvimento do Naturismo na praia do Abricó e de seu entorno com representantes de vários órgãos públicos municipais. A reunião foi solicitada pelo ativista Claudio Haliuc em início de janeiro, assim que a nova prefeitura de Eduardo Paes municipal tomou posse e somente agendada para esta data.

 

Os temas da reunião foram os diversos projetos apresentados durante muitos anos passados, que foram transformados em processos burocráticos mas que não chegaram a qualquer termo, inclusive havendo alguns sido arquivados. Os processos se referem aos seguintes temas:  colocação da placa informativa  com as regras do naturismo na praia do Abricó;  questões sobre o estacionamento no entorno da praia; colocação de placas de trânsito indicando a praia nas estradas de acesso; construção de mureta de proteção na estrada  da Guanabara no seu ponto mais alto; construção de armário para uso da associação; presença de segurança pública e questão do recolhimento do lixo.

 

runiao-2021-04-27.jpg

Da esquerda para a direita: Claudio Gomes  (CET-Rio), Pedro Ribeiro (ANAbricó), Felipe Garcia (apoiador) e seu filho Davi, Cláudio Haliuc (apoiador), atrás: Robledo (GRUMARI); Caio Januário (PRAINHA), Raphael Lima (Subprefeito) e Alexandre Macedo (COMLURB)

O atual subprefeito Raphael Lima recebeu com muita simpatia os três interessados, ouvindo atentamente a explanação vigorosa do apoiador Claudio Haliuc, que era entremeada com opiniões dos representantes oficiais municipais. Pedro Ribeiro, ex-presidente da FBrN e da ANAbricó, membro da atual diretoria da Anabricó como secretário, explicou aspectos históricos das reivindicações, enquanto que Felipe Garcia, ex-vice-presidente da ANAbricó, apresentou suas opiniões e constatações sobre a área do estacionamento no entorno da praia.
 

A reunião, que começou pontualmente ás 14 horas, durou exatamente 60 minutos deixando, mais uma vez, uma grande esperança e confiança de ver finalmente realizadas as antiquíssimas reivindicações. Agora só o tempo dirá se não precisaremos fazer novas reuniões para reivindicar eternamente as mesmas coisas.

 

Os órgãos municipais representados na reunião foram o gestor do parque municipal da Prainha  Caio Januário, o gestor do parque municipal de Grumari , Robledo, o superintendente da CET-Rio Claudio Gomes, e o superintendente da Comlurb, Alexandre Macedo.

 

A presidente da ANAbricó, Elsangela Santiago e o vice-presidente, Max Cardoso não puderam comparecer a esta reunião, ela por estar no nono mês de sua gravidez e ele por estar em horário de seu trabalho profissional.

(enviado em 27/04/21 por Pedro Ribeiro)

RioTUR vai colocar sinalização na praia do Abricó

riotur

Funcionários da RioTUR, Pedro Camara, diretor de Marketing e Benhur Marques, gerente de turismo, estiveram presentes na praia do Abricó no dia 24 de março para escolher os locais onde serão instaladas as futuras placas de sinalização que apresentarão regras sobre o Naturismo e as regras de convivência da praia.

A reivindicação para recolocação das placas tem sido feita pela Associação naturista de Abricó desde que a grande placa oficial foi derrubada pela força das ondas do mar, numa ressaca ocorrida há cerca de 4 anos. Desde então as normas exibidas em painéis móveis somente eram afixadas aos sábados, domingos e feriados quando a associação está presente.

Segundo o funcionário Pedro há grande interesse da RioTUR, nesta nova administração, em incentivar o turismo naturista na praia do Abricó por entender o potencial do local em atrair turistas estrangeiros para a cidade.

As quatro placas previstas ainda não foram confeccionadas e vão contar com a colaboração da ANAbricó para elaboração dos textos

 

(enviado em 25/03/21 por Pedro Ribeiro).

2021-03-24-01-b.jpg

Os funcionários da RioTUR, Pedro Camara e Benhur Marques ladeiam o ex-vicepresidente da ANAbricó Felipe Garcia na visita à praia

bottom of page